domingo, 10 de novembro de 2013

Roseni Kurányi - Cheiro de Terra Molhada - Texto premiado em 2012, com o 1º lugar, na categoria conto, no 9º Concurso de Literatura RAÍZES em Genebra - Suíça.

Cheiro de Terra Molhada

Senti cheiro de terra molhada, assim, de repente.
Era um cheiro forte e gostoso que alegrava e aquecia o meu espírito.
Lembrei-me de quando era ainda uma menina, no Brasil, nos dias de chuva de verão, em que eu corria para o quintal. Minha mãe me gritava da janela:
“Vem pra dentro menina! Ainda pega um resfriado”...
Eu, olhava para ela e sorria, erguia minhas mãos para o alto, virava meu rosto para o céu e dançava, girando meu corpinho, enquanto ia engolindo as gotinhas de chuva que caiam em minha boca.
Ela apenas sorria balançando a cabeça.
Quando a chuva passava, eu sempre ouvia minha mãe dizendo o quanto gostava daquele cheiro de terra molhada, que a fazia lembrar sua terra, de sua infância, em sua cidade natal. Ela ia então para a janela que dava para o quintal e a abria de canto a canto, naquele lindo cair da tarde, fechava os olhos e um leve sorriso nascia em seu rosto.
Eu e meus irmãos ficávamos ali, na janela ao seu lado, olhando para ela e achando engraçado o seu jeito. Tudo aquilo só pelo cheiro de terra molhada? Pensávamos.
“Respirem bem fundo, sintam o cheiro!”, dizia ela ainda com os olhos fechados.
Mas o que realmente nos interessava mesmo era voltarmos às nossas brincadeiras, correr sob o arco-íris, que agora, iluminado pelo sol, guardava só para si o segredo que continha em cada extremo do seu arco colorido.
E lá íamos, deixando minha mãe na janela com suas lembranças.
Agora já adulta, morando na Europa, eu senti cheiro de terra molhada.
Corri para a janela que dá direto para o jardim, como quem fosse ver a chuva de verão molhando a terra do nosso quintal, e a abri, de canto a canto.
Nosso jardim estava todo branquinho, assim como as árvores. Estava nevando. Meus filhos dançavam felizes, me mostrando o boneco de neve que acabaram de fazer.
Sorri para eles. Fechei os olhos, respirei fundo e continuei sentindo o cheiro de terra molhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário